sexta-feira, 30 de março de 2012

A História da Música Católica

Muitas vezes nós ministros de música não damos conta de como surgiu a música católica, historicamente falando, você conhece e sabe como surgiu esse estilo musical? Qual a primeira gravadora? Em que época da história isso ocorreu? Então vai um pouco da Linha do tempo da Música católica!

Bem, o fato é que realmente não buscamos informações sobre nossas origens, tocamos, cantamos e não nos preocupamos com o início de tudo, não paramos para pensar e ter este conhecimento. No Brasil a pioneira no ramo foi a gravadora Paulinas-COMEP, na década de 60 e até hoje é a maior no segmento, fato este graças ao sucesso das composições do grandioso Pe. Zezinho que foi essencial para a música católica no período 1967 a 1981, sendo assim o único cantor católico com essa visão.

No final da década de 70 e início dos anos 80 com a ascensão do movimento da Renovação Carismática Católica, a música popular dentro da igreja como um todo começa a ganhar uma variedade, a despontar com o Pe Jonas Abib da conhecida e ainda forte no movimento que é a Comunidade Canção Nova. A partir de então para incentivar o surgimento de compositores católicos começaram a aparecer os Festivais de Música Católica onde surgiram compositores como Nelsinho Correa e Eugênio Jorge.

Em paralelo ao trabalho do Pe. Jonas , a Associação do Senhor Jesus começou a produzir a coleção Louvemos o Senhor, em 1977, seguindo os moldes da Canção Nova e esta coleção até hoje vem sendo editada pela ASJ. Em 1995, a música católica popular brasileira foi revolucionada com a aparição de uma banda, surgida dentro dos meios carismáticos, e que usou do gênero pop para cativar os jovens. Lançada pela Paulinas COMEP, a Vida Reluz, liderada pelo cantor Walmir Alencar, mudou o curso da música católica popular brasileira. Em 1997 também surge Pe. Antonio Maria pela Universal Music e a Sony BMG lançou o Pe Marcelo Rossi, atraindo multidões e conquistando a vendagem de discos.

Enfim, de 2001 até hoje, a música católica passa por uma grande ascenção e com mudanças, onde 2008 o DVD do Pe Marcelo foi o mais vendido de todos os gêneros no Brasil, mais de 50 mil cópias vendidas e mais de 3 milhões de pessoas se reuniram ao histórico evento “Paz sim violência não” gravado no autódromo de interlagos/SP. Ainda várias outras bandas tem seu aparecimento e total crescimento tais como as de white metal e artistas pop/rock, dentre eles Rosa de Saron, Anjos de Resgate, Banda Dom, Banda Trinos, Banda Terceiro Anjo, Banda Bom Pastor, Dunga, Toca de Assis, Missionário Shalom, Adriana, Walmir Alencar, Ziza Fernandes, Celina Borges, Eros Biondini, Cleidimar Moreira e os maiores fenômenos desta era: padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti.

E não somente a música católica cresceu e vem se destacando com vendas de Cd’s e Dvd’s, mas em 2009, uma iniciativa ousada e inovadora da Associação do Senhor Jesus, revolucionou a música católica, o troféu deu ainda mais credibilidade ao processo de profissionalização da música católica e a primeira edição do “Troféu Louvemos o Senhor – Prêmio Nacional da Música Católica”, se confirmou como um divisor de águas para a música. Idealizado por Ricardo Mari, o prêmio busca valorizar a música católica é constituido por 17 categorias, sendo 5 destinadas ao voto popular e outras 12 cuja votação é de responsabilidade exclusiva de jurados. Além disso não podemos esquecer que nos dias de hoje a modernidade e a tecnologia também se destacam e auxiliam muito a música católica ao ponto de ser comparada como uma das melhores dentre tantos gêneros, estilos e tipos de música.

Paz e bem! 

Nenhum comentário: